Caso de Sucesso

A empresa WepNET Telecom Já está no mercado de Tecnologia da Informação desde 2006 e durante esse tempo de experiência onde errar é um fator importante para se obter a excelência, assim durante esses anos de experiência seja errando e/ou acertando a WepNET Telecom se preparou muito, com pesquisas sobre todos fatores que envolve desde a criação de uma infraestrutura sólida e confiável até a conexão da internet na residência dos nossos clientes, seja ele pessoa física ou jurídica.

Vamos apresentar agora algumas das principais tecnologias aplicadas em nossa infraestrutura para melhor servir nossos clientes.

Inicialmente a WepNET Telecom irá prover serviços de internet baseado na transmissão de dados por antena wireless, ou seja, entregaremos inicialmente nossos serviços por uma rede sem fio, só que! Não é simplesmente uma conexão sem fio qualquer, é uma conexão entre a WepNET Telecom e nosso cliente final que para a chamada última milha é uma das mais moderna tecnologia de transmissão sem fio.

Muitos podem pensar que essa não é uma tecnologia moderna porque existe a fibra ótica, sim a fibra ótica é uma tecnologia de alta velocidade, mas após um cliente que assina um serviço por fibra ótica no final quem atende seus anseios é a tecnologia sem fio, wireless, wifi como queira chamar. Sim, porque dentro de uma residência o produto final é sempre acessado via wifi, ou seja, a tecnologia sem fio nunca poderá ser considerada obsoleto porque sempre será utilizado seja nas casa ou nas ruas.

Então vamos a apresentação da infraestrutura WepNET Telecom.

Antes de decidir como faríamos a transmissão do nosso sinal que é recepcionado pelo nossos clientes, nos preocupamos muito na questão de qual raio de distância estaríamos alcançando esses clientes e com qualidade. Para isso precisávamos de uma torre alta, segura e que não oferecesse risco a quem estivesse próximo desse gigante de aço. Após analise do terreno e local foi definido que a torre teria 24 metros, podíamos ter montado uma torre mais alta, mas como era preciso associar vários quesitos como segurança, tipo e quantidade de transmissores e o peso das antenas de transmissão que seriam utilizados, para dimensionar todos esse atores de forma a nenhum interferir ou atrapalhar o desempenho um do outro inclusive da própria torre, por isso foi definido que a torre de transmissão teria 24 metros de altura e por segurança foi escolhido que seria auto portante por ser mais robusta e não depender de estaio (cabo de aço para sustentar) como é o caso de torres muito estreitas.

Segue imagem de uma das torres da WepNET Telecom

Todo processo foi acompanhado de perto, desde a fabricação até a montagem evitando surpresas desagradáveis e garantindo a segurança de todo processo

       20170203_083223 20170203_083229

   Torre da WepNET Telecom

Enquanto essa fase da torre era executada, já era preciso estar pensando como seria instalados os transmissores e painéis (antenas) que pesavam 7Kg cada um deles, Mas a maior preocupação era como seria fixado, então foram gastos algum tempo no projeto do suporte para fixação desses painéis.

Foram projetados dois tipos de suporte, mas um desses dois deveria ser um projeto mais audacioso onde seria possível sustentar pelo menos 8 transmissores, mesmo que inicialmente fossem usado para somente 4 transmissores, então o modelo acima no formato quadrado foi abolido e dado seguimento no novo projeto com formato octogonal (oito lados).

SUP.PNG
projeto do suporte octogonal

Definido então o suporte para os transmissores, que por sua vez (transmissores e antenas) já haviam sido definidos muito antes da torre para saber qual seria a capacidade máxima suportada pela torre, a mesma foi construída para suportar 5x o peso inicial que é pouco mais de 30Kg.

whatsapp-image-2017-04-22-at-23-34-36.jpeg  

Os cabos de rede, foram definidos que seria utilizados cabos de rede com capa dupla com proteção UV, 100% cobre e com filamento de aterramento, para compor todo conjunto blindado ALGCOM.

O motivo da definição dos transmissores e painéis antecipadamente também se deu por causa de um estudo minucioso baseado em experiências anteriores, com isso identificar equipamentos mais modernos, resistentes e os menos problemático do mercado, seguindo a linha do que é exigido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) os transmissores mesmos sendo muito bons não seria a cereja do bolo, a cereja do bolo foi na realidade as antenas ALGCOM que possuem uma excelente blindagem contra recepção de RF (rádio Frequência) de retorno dos equipamentos de clientes e de ruídos de possíveis outras antenas que pudessem incidir sobre o nosso equipamento o que prejudicaria a nossa transmissão, mas como esse conjunto (transmissor e antena) tem uma performance superior ao de outros fabricantes e de outros provedores nas proximidades porque são totalmente imunes a interferências inclusive a chamada interferência frente costas que são ruídos criado pelo próprio rádio transmissor que se encontra de costa um para o outro sendo preservado a integridade do nosso sinal por causa da excelente blindagem do equipamento de transmissão, aliado aos cabos pigtail de alta performance adquiridos juntos do mesmo fabricante ALGCOM, marca sinônimo em excelência no que desenvolve e produz para transmissão de dados sem fio, esse foi um dos fatores mais relevantes para a escolha e aquisição das antenas e acessórios desse fabricante.

Antes da escolha da antena foi consultado o fabricante para tirar dúvidas e confirmar a performance e segurança que a antena poderia nos proporcionar, já que tínhamos a preocupação de não investir no escuro sem conhecer de fato o que a antena oferecia.

Luiz é o nome do consultor que nos deu todo suporte e informação sobre essas antenas.

Essa antena permite que trabalhemos com cliente a 90° sendo 45° do centro da antena para o lado direito e 45° para o lado esquerdo e com uma performance muito superior para aqueles clientes que estiverem dentro do raio de 60° do painel, sendo 30° do centro da antena para o lado direito e 30° do centro da antena para o lado esquerdo.

Forma de trabalho do painel

  20170425_070720 20170425_070927

Dessa forma a WepNET Telecom pode atender seus clientes em um raio de 360° somando todas 4 antenas sem perda de sinal e nenhuma interferência de outro tipo de RF que passar pelos nossos transmissores.

Com essa antena ALGCOM também temos um diferencial muito importante que é poder atender clientes que esteja situado a poucos metros da base da nossa torre porque em muitos casos (provedores) é necessário colocar mais um lance de painéis mais abaixo na torre para poder atender esses clientes mais próximo da torre ou passar cabo de rede o que necessita projeto extra junto a companhia de eletricidade para uso dos postes para passar os cabos. Com essa antena que possui exclusivos 18° verticais é possível trabalhar melhor esse atendimento, claro utilizando a equação Altura da antena x 3 + 10% onde no nosso caso ficou assim, 23×3=69+10% = 75,9 arredondando para 76 metros de distância o cliente mais próximo da nossa base, sendo que se quiser diminuir essa distância ainda mais é só baixar a angulação do painel 1º ou mais, a WepNET Telecom fez o teste com 7° (exageramos um pouco) e conseguimos conectar na base da torre.

Hoje é possível dizer que é uma realidade para nós já que agora temos clientes reais utilizando nossa infraestrutura.

Menor distância de um cliente real em relação ao nosso POP principal
Menor distância de um cliente real em relação ao nosso POP principal.

 

Maior distância de um cliente real em relação ao nosso POP principal até o momento.
Maior distância de um cliente real em relação ao nosso POP principal até o momento.

Observando que clientes que tenham o mesmo alinhamento não tem problemas com conexão já que é utilizado o mesmo equipamento de recepção para todos, não existe mistura de tecnologia e não utilizamos protocolo 802.11 para conexão, o protocolo utilizado é do fabricante dos equipamentos garantindo uma conversa perfeita entre os mesmos (TRANSMISSOR -> RECEPTOR), sem interferência alguma garantida pelas antenas Algcom totalmente blindadas.

Toda montagem dos equipamentos foram realizados com muito carinho, observando sempre cada detalhe que faz muita diferença na entrega do sinal perfeito para o cliente final WepNET Telecom.

 

Testes a curtíssima distância da base da torre após ajustes de angulação dos painéis de transmissão de Internet

O resultado do teste foi a 5 metros de distância da base da torre, esse é o resultado do ajuste fino da angulação vertical que é possível realizar nos painéis Algcom, o resultado foi bastante satisfatório sendo uma grande surpresa conseguir conectar tão próximo da base, já que em painéis de outras fabricantes não é possível conseguir essa aproximação do RF sendo necessário outro lance de painéis fixados mais abaixo do corpo da torre para atender clientes próximos da base da torre. Claro que o resultado não foi o ideal já que não teremos clientes a 5 metros de distância, mas para teste isso soou muito bem porque agora temos a certeza de que os painéis Algcom realmente faz o que promete, com certeza vamos poder atender aqueles cliente bem próximo da torre sem precisar utilizar outro meio como cabo de rede UTP ou fibra ótica , e isso para a WepNET Telecom era muito importante já que inicialmente não temos a intenção de passar cabo.

Abaixo temos imagens do resultado, inclusive foi possível navegar perfeitamente.

20170416_203133
Base da torre ao fundo,  CPE SXT Lite5 a frente
20170416_203014
Conexão em curso, observe o gráfico.
WhatsApp Image 2017-04-14 at 15.44.17
Ampliação do gráfico da conexão

Todos clientes fará acesso aos nossos serviços de internet utilizando equipamentos exclusivos como esse que está sendo testado na imagem acima ao lado de um notebook, esses equipamentos de recepção de internet utilizam tecnologia proprietária Mikrotik e protocolo nv2 que garante a máxima qualidade do sinal do cliente com os receptores (SXT LITE5).

Testes de conexão em longa distância 

Iniciamos os testes de longa distância iniciamos pela própria empresa, onde foi instalado uma CPE Sxt Lite5 (Antena receptora) na loja WepNET Telecom para passar a receber internet transmitido diretamente dos nossos transmissores, ou seja receberemos a mesma Internet que os nossos clientes porque confiamos nos nossos serviços e o cliente pode ter certeza de que estará navegando com o melhor provedor de Internet da região.

20170425_070713
Torre de transmissão de internet WepNET Telecom
Screenshot_2017-04-27-16-50-23
Simulador do enlace de conexão entre transmissor e receptor
20170427_164405
Vista da antena receptora. Muito pequena, potente, resistente e segura.

Segue abaixo o tipo de antena de transmissão que está proporcionando a interligação do cliente com a internet.

WhatsApp Image 2017-04-22 at 23.34.36
4 painéis setoriais ALGCOM totalmente blindados.

São elas quem estão impulsionando o sinal até o cliente final que utilizam os receptores exclusivos (CPE SXT Lite5).

 

Hoje já temos clientes a uma distância próxima de 3Km de distância da torre e navegando na internet com a mesma qualidade de um cliente que está a 150 metros da torre, ou seja a formula perfeita para uma conexçãoperfeita é: PMP de qualidade = (paineis ALGCOM blindados+RB912+SXT LITE5).

Anúncios